Já está sendo veiculada nas redes sociais e nas dependências da Universidade Regional de Blumenau (Furb) uma campanha contra o assédio, nas mais diversas e nocivas formas que ele pode surgir. O nome da campanha é também a maneira como ela pode ser propagada na internet: #AssédioAquiNão.

Continua depois da publicidade

Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Com mais de 8 mil alunos, a universidade é praticamente uma cidade e também sofre com os males que a sociedade produz. A ideia da campanha nasceu na Repúblika, Agência Experimental do curso de Publicidade e Propaganda da instituição, a pedido da reitoria.

Para elaborar a campanha foi necessário um processo pedagógico que envolveu 33 alunos e sete professores a partir de uma pesquisa qualitativa que reuniu mais de 50 participantes dos mais diferentes grupos sociais. Depois, 15 estudantes de Publicidade e Propaganda, assessorados pelos professores, desenvolveram o trabalho que também tem caráter pedagógico.

O mais gratificante para os envolvidos é que o trabalho foi apresentado nesta semana na Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), em Florianópolis. É possível que outras instituições do estado adotem a campanha para combater o assédio moral, sexual, bullying ou qualquer tipo de preconceito no ensino superior.

Continua depois da publicidade

Quem sofrer ou souber qualquer tipo de assédio ou preconceito tem agora um canal exclusivo para denúncias. A instituição criou o e-mail denuncie@furb.br. O anonimato é garantido pela universidade.