De julho a outubro a fiscalização da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) encontrou dois novos focos de escorpião amarelo em Blumenau. Agora a cidade tem sete focos, todos identificados desde 2007 quando houve o primeiro registro do animal na cidade. Os animais foram encontrados nos bairros Badenfurt, Itoupava Norte, Escola Agrícola, Vila Itoupava e Garcia.

Continua depois da publicidade

O aumento preocupa. Segundo o médico veterinário da Semus, Luis Carlos Kriewall, se a população não fizer o trabalho de prevenção é possível que o animal se reproduza sem controle nos próximos dois verões. Ele lembra que a picada do escorpião amarelo pode ser mortal e a espécie se reproduz sem a necessidade de um macho (partenogênese). Um indivíduo pode gerar cerca de 20 filhotes na mesma gestação.

Para evitar o surgimento do animal é importante manter terrenos limpos, livres de acúmulo de materiais e sem entulhos e lixos. É nesse ambiente que os escorpiões buscam alimento, principalmente onde também circulam ratos e baratas.

Quem encontrar o animal, de qualquer espécie, deve imediatamente entrar em contato com a prefeitura pelo telefone 156 para que a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde inicie o atendimento.

Continua depois da publicidade