Recebi, nesta semana, o alerta de amigos e leitores de que o trânsito de Blumenau está uma bagunça. A falta de respeito estaria, mais do que nunca, predominando nas ruas da cidade. É como se a pandemia tivesse revogado as leis de trânsito.
Continua depois da publicidade
Até mesmo o prefeito Mário Hildebrandt disse, durante a transmissão de terça-feira sobre o combate ao novo coronavírus, que tem percebido abuso em algumas vias da cidade. Hildebrandt lembrou que não há, neste momento, fiscalização por radar ou algo semelhante, mas que pode retomar a prática se o respeito às leis de trânsito for deixado de lado.
Entre as preocupações dele está o fato de que os acidentes causados por excesso de velocidade costumam levar gente para os hospitais, o que pode comprometer a capacidade de atendimento aos pacientes de Covid-19 que ainda buscarão tratamento em maior número nas próximas semanas.
O secretário municipal de Trânsito e Transporte (Seterb), Lairto Leite, diz que não recebe dos agentes de trânsito o relato de aumento do desrespeito. Ele explica que a Guarda Municipal continua nas ruas e que o monitoramento por câmeras segue normalmente. Se, de fato, houver abuso, blitze e fiscalização por radar serão retomadas.
Continua depois da publicidade