Quem passa pelo entroncamento das ruas XV de Novembro, Amadeu da Luz, São Paulo e Padre Landell de Moura, no Centro de Blumenau, fica confuso. Seja pedestre ou condutor de veículos, dúvidas surgem.

Continua depois da publicidade

Desde que a prefeitura decidiu ampliar de uma para duas faixas o fluxo de veículos que vêm da Rua São Paulo em direção à Amadeu da Luz a sinalização não colabora. Foram instaladas quatro travessias elevadas para pedestres, mas nenhuma tem pintada a faixa de segurança. Além disso, ainda não foi providenciada a pintura das faixas (sinalização horizontal) orientando os veículos sobre as duas pistas. Cones fazem esse papel até então.

O resultado é muita dúvida, e com ela, o perigo. Muitos pedestres ainda atravessam pela antiga faixa, que permanece pintada ao lado da travessia elevada. Com isso os veículos param sobre a travessia, impedindo a passagem dos pedestres que por ela querem seguir.

O secretário municipal de Trânsito e Transporte, Éder Boron, diz que a sinalização vertical (placa) já foi providenciada, e de fato elas lá estão. O problema é que a sinalização horizontal (pintura na rua) só poderá ser instalada quando o paver, material usado para a pavimentação, estiver firme.

Segundo ele não só a sinalização desse ponto deve ser providenciadas nos próximos dias, mas também a das ruas Paulo Zimmermann e Amadeu da Luz.

Continua depois da publicidade

Boron também diz que o Seterb acabou de licitar um novo contrato de sinalização vertical e horizontal, e vai investir R$ 3 milhões na recuperação da sinalização da cidade durante 2020, com recursos das infrações de trânsito.