Seis estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de Blumenau que participaram na semana passada de uma das maiores competições de robótica do mundo trouxeram algumas conquistas dos Estados Unidos. Eles ganharam o troféu Gracious Professionalism, concedido pelos juízes do World Festival da First Lego League à equipe que mais demonstra respeito entre os colegas do time e com os demais competidores, além de se destacar pelo profissionalismo e trabalho em equipe.

Continua depois da publicidade

A equipe Techmaker, formada no Espaço Maker do Sesi de Blumenau, também ficou em 12º lugar na categoria Desafio do Robô. O anúncio do prêmio ocorreu no fim de semana, durante o encerramento da competição que reuniu estudantes de 60 países em Houston (EUA).

O técnico da equipe, Thiago Bettega, afirma que para conseguir esse resultado contou com apoio de profissionais como a psicóloga e a supervisora da escola. Com o prêmio em mãos, ele espera que o projeto da robótica cresça cada vez mais.

Além da Techmaker, participou da competição o time AgroRobots, com estudantes de Seara e Concórdia, que obteve o 14º melhor desempenho no Desafio do Robô entre as 108 equipes participantes. Essa foi a primeira experiência internacional para todos os estudantes que celebraram a oportunidade de conhecer jovens de vários lugares do mundo.

A equipe de Blumenau já havia sido reconhecida na sexta, dia 19, como um dos seis melhores projetos de pesquisa apresentado do torneio. Os estudantes desenvolveram uma solução para minimizar os efeitos gerados pelo isolamento em missões de longa duração no espaço.

Continua depois da publicidade

O campeonato é realizado pela First, uma organização não governamental que promove educação, ciência e tecnologia pelo mundo, e tem como parceiras empresas como a Qualcomm, Google, Boch, Lego Education, Apple, Boeing, entre outras. O Sesi é o parceiro oficial da First no Brasil. Desde 2013 promove torneios de robótica da First Lego League (FLL) com jovens de 9 a 16 anos. Em 2019, passou a organizar mais uma categoria de robótica, a First Tech Challenge (FTC).