Nesta semana o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, vai receber um pedido para que seja revista a proposta de destinar apenas R$ 50 milhões à duplicação da BR-470 no próximo ano. Até sexta-feira quase 50 entidades assinaram o ofício, mobilização que está sendo capitaneada pela Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs).
Continua depois da publicidade
E não são apenas entidades do Vale do Itajaí, região que mais sofre com a demora em duplicar a rodovia. Tem gente até do Oeste assinando o pedido, região que usa a BR-470 para escoar o que lá é produzido e exportado pelos portos de Itajaí e Navegantes.
Trecho a concluir
O superintendente catarinense do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Ronaldo Carioni Barbosa, continua confiante em relação aos novos trechos de duplicação da BR-470 que podem ser liberados neste ano.
Segundo ele, os quatro quilômetros em Gaspar que se unem aos oito que já foram liberados podem ser concluídos entre o fim de setembro e o início de outubro. Se o presidente Bolsonaro confirmar presença na inauguração do Aeroporto de Florianópolis no fim deste mês, Carioni quer trazê-lo para uma visita à obra na rodovia.
Depois desse trecho de Gaspar, o Dnit e as empresas contratadas trabalham para entregar até o fim do ano, ou seja, antes da temporada de verão, o trecho do Lote 1 entre Navegante e a BR-101. São 7,1 quilômetros dos quais 1,3 já foram concluídos.
Continua depois da publicidade
Se assim for, a pista estará duplicada, mas os viadutos previstos no trecho não estarão concluídos.