Nos últimos oito anos Blumenau perdeu 1.391 alunos no ensino fundamental na rede pública municipal de ensino. Em 2010 eram 21.512 estudantes e no ano passado, 20.121. A redução foi de 6,5%.

Continua depois da publicidade

Segundo a secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders, a diminuição não foi provocada por evasão escolar, ou seja, as crianças não estão abandonando os estudos. O que ocorre, segundo ela, é reflexo do fato de os casais terem menos filhos que no passado. A cada ano que passa, o número de crianças matriculadas diminui.

O fenômeno é nacional. No Censo Escolar 2018, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anisio Teixeira (Inep), ficou constatado que as matrículas na educação fundamental no Brasil diminuíram 4,9% de 2014 a 2018, quando foram registradas 27,2 milhões de alunos.

Previsão de demanda

A tendência fez com que a prefeitura de Blumenau acendesse a luz amarela. O poder público vai contratar uma consultoria para traçar as demandas do ensino fundamental da cidade nos próximos 20 anos.

Segundo a secretária Patrícia Lueders, com esse diagnóstico será possível planejar melhor o futuro da rede municipal de ensino, levando em conta as escolas existentes e o corpo docente necessário. Tem instituição de ensino fundamental na cidade com quase metade da capacidade ociosa.

Continua depois da publicidade

Pelo visto, a decisão sobre onde e quando construir novas escolas terá que passar por uma avaliação mais criteriosa, que a consultoria poderá delinear ao longo deste ano.