Em 2012 lancei neste espaço a ideia de que as cervejarias artesanais de Blumenau deveriam se unir para, quem sabe, dar um necessário upgrade no ultrapassado — mas ainda atraente — Museu da Cerveja de Blumenau. Naquela época eu tinha acabado de visitar o complexo que a Cervejaria Bohemia montou na fábrica de Petrópolis (RJ), um tour cervejeiro de mais de duas horas que custa R$ 39.
Continua depois da publicidade
Nem em sonho posso imaginar uma estrutura semelhante aqui, mas a Capital Nacional da Cerveja merece um espaço mais digno para bem receber e impressionar o turista e melhor contar a história da bebida na cidade. O museu está no pacote de concessões lançado pela prefeitura e enfim deve ganhar mais atenção no futuro próximo. Se não foi pelo poder público, que seja pela iniciativa privada. Melhor ainda se, de alguma maneira, for por todas as cervejarias. Nessas horas a união faz a diferença.
Turismo cervejeiro
Por falar em cerveja, a Agência de Desenvolvimento de Turismo de Santa Catarina (Santur) lançou na sexta-feira nas redes sociais a campanha #SCBeerChallenge. A ideia é fazer com que os usuários da rede usem a hashtag que dá nome à campanha para mostrar como eles tomam cerveja nos mais diferentes recantos do nosso estado.
O objetivo da Santur é consolidar ainda mais o estado como destino do turismo cervejeiro dando visibilidade aos apreciadores da bebida. A ação vai até o dia 2 de agosto, Dia Internacional da Cerveja.
Continua depois da publicidade