Se depender de um empresário do ramo de cristais de Blumenau em breve teremos mais um museu na cidade. O sócio e gestor da Mozart Cristais, Gabriel Vidigal, quer montar até o início do próximo ano um espaço para contar a história do produto no mundo e na cidade.

Continua depois da publicidade

A ideia é expor maquetes para mostrar a transformação do processo de fabricação do cristal ao longo dos séculos. Além disso, a história do cristal em Blumenau, que ganhou força na década de 1950, terá uma narrativa organizada levando em contas as principais fábricas do setor no passado.

Mudanças

O plano de abrir um novo museu na cidade tem como base uma reformulação societária da Mozart Cristais. Segundo Vidigal há uma troca de sócios em andamento e, com isso, a possibilidade de um aporte financeiro milionário para dar gás ao negócio. O dinheiro seria, segundo ele, aplicado na compra de equipamentos mais modernos e no capital de giro da empresa.

Glas Park

É bom lembrar que Blumenau já tem um Museu do Cristal, mantido pela Glas Park (Di Murano). Lá o foco está nas peças fabricadas em diferentes países e em diferentes épocas, abordando um pouco da história do produto no mundo. No local o turista também confere de perto todo o processo de fabricação dos produtos.

A inspiração de Vidigal para o futuro museu veio de uma visita que ele fez ao Deutsches Museum, em Munique (Alemanha). Veja abaixo algumas fotos publicadas no Instagram do empresário.

Continua depois da publicidade