Se tem uma autoridade que merece destaque nesta largada de Oktoberfest de Blumenau é o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel. Depois do belo desfile na Rua XV de Novembro, ele posou para foto deitado no chão do palanque oficial com o cônsul-geral da Alemanha no Brasil, Thomas Schmitt, outro bem-humorado.

Continua depois da publicidade

A brincadeira foi acompanhada de perto — e no mesmo clima — pela correspondente consular da Itália em Santa Catarina, Norma Da Rui, pela cônsul honorária da Alemanha em Blumenau, Suzanna Klemz Adam, pela arquiteta e urbanista Angelina Wittman, pelo empresário Rafael Freitas, e pela embaixadora da República Tcheca no Brasil, Sandra Lang Linkensederová, que estava acompanha do filho e do marido.

Georg Witschel
Embaixador da Alemanha distribui chope aos foliões (Foto: Rodrigo Ramos, divulgação)

No discurso da cerimônia de abertura o embaixador da Alemanha usou e abusou do humor e da descontração, deixando de lado as amarras protocolares que o cargo por vezes exige. No fim da cerimônia, o alemão foi flagrado distribuindo chope da caneca de vidro que ele tinha em mãos entre os foliões que acompanharam de perto a abertura da festa no Eisenbahn Biergarten.

Eis o verdadeiro espírito da festa. Alegria, descontração, diversão e confraternização.

Continua depois da publicidade