O dono do prédio que por décadas abrigou o Grande Hotel Blumenau, na esquina da Rua XV de Novembro com a Alameda Rio Branco, reduziu o prazo que ele imagina necessário para inaugurar um novo hotel no local. Antes, o empresário Lindomar Vasconcelos estimava dois anos e meio para recuperar o prédio. Agora ele calcula entregar a obra no primeiro semestre de 2021.

Continua depois da publicidade

A limpeza do local já começou e o prejuízo de anos de vandalismo é grande.
Vasconcelos conta que 62 das 88 janelas dos quartos foram completamente arrancadas. Nas que sobraram, os vidros foram quebrados. Nos elevadores os ladrões levaram o que puderam. Para recuperar os equipamentos ele estima um investimento de R$ 450 mil.

Preservação da fachada

O projeto inicial previa uma remodelação da fachada. A ideia era espelhar o prédio, dando a ele um aspecto mais moderno. Ocorre que o prédio do Grande Hotel é um dos projetos do renomado arquiteto Hans Broos, que também tem no currículo o prédio administrativo da Cia Hering e a Igreja Luterana Martin Luther, na Itoupava Seca.

Houve um pedido do secretário de Planejamento da cidade, Ivo Bachmann Jr., para que a fachada original fosse preservada. Mesmo não sendo tombada, a edificação traduz nas linhas dela um pouco do que foi Blumenau nos anos 1960. O pedido será avaliado. Senti nas palavras do novo dono do prédio a vontade de atender o pedido.

Continua depois da publicidade