Investimento no aeroporto
As três esferas de governo assinaram nesta sexta-feira em Blumenau um protocolo de intenções visando a instalação da sinalização necessária para a operação noturna do Aeroporto Quero-Quero. O documento foi assinado pelo assessor especial da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Paulo Henrique Possas, pelo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Blumenau, Miguel Angelo Soar, e pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.
Continua depois da publicidade
O Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), autarquia que administra o aeroporto, tem nas mão um orçamento de R$ 2,2 milhões para o execução do chamado balizamento noturno. Uma emenda do deputado João Paulo Kleinübing garante R$ 500 mil e o representante da União saiu de Blumenau com a missão de conseguir o restante do dinheiro, sem a previsão de quando isso vai ocorrer. Kleinübing vai tentar emplacar mais uma emenda no orçamento do ano que vem para engrossar o caldo.
A sinalização é necessária para viabilizar operações de pousos e decolagens durante a noite. Hoje as aeronaves só podem chegar ou partir do Aeroporto Quero-Quero entre o nascer e o pôr-do-sol. O problema restringe a mobilidade, a atuação do Aeroclube de Blumenau — um dos mais importantes do país — e, principalmente, o importante serviço de resgate, salvamento e transporte de órgãos realizado pelo Samu, Corpo de Bombeiros e SC Transplantes.
Lero-lero no Quero-Quero
Continua depois da publicidade
Há anos ouço sobre a necessidade de balizamento noturno no Aeroporto Quero-Quero. O mais perto que chegamos de conseguir a sinalização para operações durante a noite foi há quase 10 anos, quando a empresa Jadlog iniciou a operação de transporte de carga no aeródromo de Blumenau. Era julho de 2009 e o poder público e até o representante da empresa falavam em viabilizar a sinalização para ampliar a serventia do aeroporto. Em quase 10 anos o que conseguimos foi uma fração do dinheiro necessário. Muito pouco, por sinal.
O protocolo assinado na sexta-feira pouco avança na valorização e reconhecimento da importância do Quero-Quero.