Foi tranquilizadora a reunião de ontem à tarde, aqui em Blumenau, do superintendente catarinense do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Ronaldo Carioni Barbosa, com o presidente da Associação de Moradores da Rua Romário Conceição Badia e Transversais, Leandro Galdino, e o coordenador político do deputado estadual Ismael dos Santos, Emerson Antunes. A comunidade teme pelos efeitos dos aterros colocados para a duplicação da BR-470 na região da Rua 1º de Janeiro , primeira a ser tingida em uma enchente em Blumenau.
Continua depois da publicidade
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
Carioni admitte que as cotas de enchente devem mudar, mas também elencou alguns benefícios, como o fato da água que antes ficava represada ganhar mais vazão a partir de agora com a obra de duplicação. Não só pelo sistema de drenagem instalado, mas também pela ligação dos dois trechos da 1º de Janeiro, que hoje é dividida pela rodovia federal, e por outros viadutos a serem erguidos no local.
Aterro para duplicação da BR-470 vai interferir nas enchentes em Blumenau
O superintendente também lembrou que a prefeitura de Blumenau conhecia o projeto, com todos os aterros previstos. Além disso, a comunidade também teve a oportunidade de opinar e sugerir mudanças no que estava previsto para ser executado em audiência pública que foi promovida pelo DNIT antes da obra começar.
Continua depois da publicidade
Duplicação avança
Ronaldo Carioni Barbosa percorreu ontem todo o trecho de 76 quilômetros de duplicação da BR-470. Apesar de alguns problemas, ele está confiante e otimista. Diz que a obra avança em ritmo adequado e acredita que isso pode ajudar na pressão que se faz em Brasília para que o governo federal reveja a decisão de cortar em um terço o dinheiro que seria destinado à duplicação.
Também reafirmou que espera entregar o primeiro trecho de oito quilômetros de duplicação entre Navegantes e Ilhota até dezembro. Para os mais próximos ele prevê que a duplicação seja concluída em 2021. Falta combinar com o próximo presidente.