Apesar da falta de recursos, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa, quase sempre demonstra otimismo em relação à duplicação da BR-470. Na quarta-feira passada ele percorreu cerca de 350 quilômetros na rodovia. Foi e voltou de Navegantes a Pouso Redondo e deixou nossa principal artéria com a sensação de satisfação. Na avaliação dele, os recursos que vieram neste ano foram bem aplicados.
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Carioni também se mostra otimista em relação ao dinheiro que pode vir para a duplicação da rodovia em 2020. Ele vislumbra algo em torno de R$ 200 milhões, sendo metade do orçamento da União e a outra metade de emendas parlamentares.
Neste quesito temos que ser mais realistas. A proposta inicial de lei orçamentária, que tramita no Congresso e pode ser modificada, previa R$ 50 milhões. Dificilmente alcançaremos os R$ 200 milhões, mas seria importante recebermos mais do que neste ano.
Prioridade na prática
É sempre bom lembrar que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse em junho, quando liberou os primeiros oito quilômetros de pista duplicada, que a obra da BR-470 era prioridade do governo federal em Santa Catarina. Confirmar as palavras com atos do governo seria de extrema importância, não só para o andamento da duplicação, mas também para a credibilidade do governo junto às lideranças do Vale do Itajaí.
Ao saber, por exemplo, que a proposta da União para o orçamento de 2020 destinava mais dinheiro para a duplicação da BR-280, no Norte do estado, do que para a BR-470, 48 entidades da região enviaram ofício ao ministério pedindo explicações. Não receberam resposta, mas ela pode vir indiretamente nas decisões.
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