Por Redação

A Polícia Militar de Blumenau completa nesta quarta-feira 32 anos de fundação. Uma solenidade no fim da tarde, às 17h, deve marcar a passagem da data. Desde o período colonial, a PM está presente na cidade. Inicialmente, em 1848, com oito soldados da companhia de pedestres instalados no bairro Belchior, hoje pertencente ao comando de Gaspar. Atualmente, sob o comando do tenente-coronel Jefferson Schmidt, são 250 agentes. Confira a trajetória do batalhão:

Continua depois da publicidade

Já em 1875, com o crescimento da população e da criminalidade, foi designado o primeiro delegado, tenente Pedro Félix Gomes, que com mais 10 soldados da força pública fazia a segurança de toda a região do Vale do Itajaí. Mais tarde, em 1968, foi instalado o serviço de rádio patrulha em Blumenau, e o destacamento foi transformado em pelotão, subordinado à 4ª companhia do 1º batalhão de Itajaí.

Só em 6 de março de 1987 foi criado o 10º Batalhão de Polícia Militar, que tem sede física na Rua Almirante Tamandaré, no bairro Vila Nova. Na época, tinha atuação em 12 municípios.

Dois anos depois, ocorreu a implantações do 6º pelotão de Polícia Militar feminino; implantação da central de operações, hoje denominada Central Regional de Emergência; implantação do grupo de polícia de proteção ambiental; a criação do grupo de ações táticas e a implantação do Proerd.

Continua depois da publicidade

Há dois anos, o batalhão de Blumenau passou por uma reestruturação, e ficou definido o município como área exclusiva de atuação, por meio da companhia de patrulhamento tático, composta pelas equipes do PPT, Rocam e Canil, e a companhia de policiamento ordinário, composta pelas equipes de Rádio Patrulha, Bike Patrulha, equipe de trânsito e pós-crime, além dos seguimentos de policiamento eminentemente preventivo, como Proerd, Rede Catarina – de proteção à mulher, e Polícia Comunitária.