Pelo terceiro ano seguido frequentadores de uma academia do bairro Fortaleza, em Blumenau, participaram de uma atividade diferente e cidadã. As três turmas de corrida da segunda-feira aproveitaram a atividade ao ar livre para recolher o lixo reciclável que estava jogado na rua. A profissional de educação física Ana Paula dos Santos, idealizadora da ação, diz que eles mais caminharam que correram, já que lixo não faltava, infelizmente.
Continua depois da publicidade
Cerca de 60 pessoas saíram da Evolua Studio, no Centro Comercial Fortaleza, de manhã e à noite com sacos plásticos. Em duplas eles recolheram todo e qualquer lixo reciclável na rua. De sombrinhas e sapatos a peças de máquina de lavar, passando por garrafas PET e embalagens de biscoitos e salgadinhos, os dois itens mais encontrados na jornada.

A ideia era abranger boa parte do bairro, mas foi tanto lixo que eles se concentraram na região central do Fortaleza. As áreas mais sujas eram os arredores do Terminal Urbano e do Shopping Park Europeu. Lixo “fresco”, segundo Ana Paula, deixado por pessoas que frequentaram esses locais naquele dia.
No total foram recolhidos mais de 50 sacos de lixo. Tudo foi levado pela coleta de lixo reciclável da Racli, responsável pelo serviço na cidade.
A ação será repetida sempre no aniversário da academia. A ideia é conscientizar quem participa e quem observa a coleta. O ideal, claro, é que esse tipo de ação seja desnecessária. Enquanto, isso, só nos resta agradecer.
Continua depois da publicidade
Integração bem-vinda
Gosto dessa ações que ajudam a integrar empresas e outras organizações com a sociedade. Mês passado a academia GSM, do bairro Jardim Blumenau, se inspirou numa ação em Nova York (EUA) e levou alunos a museus de Blumenau. Foi no sábado e não se resumiu a uma simples visita. Eles também tiveram aula de ginástica funcional em frente aos museus.

A atividade usou escadarias, bancos e rampas do Mausoléu Dr. Blumenau, Cemitério de Gatos, Museu da Família Colonial e Museu de Artes de Blumenau. Em cada local os participantes receberam informações sobre os museus de um representante da Fundação Cultural.
Por mais gente nos museus! Levem as pessoas para os nossos!