A prefeitura de Blumenau passou a divulgar nesta semana os possíveis cenários da infecção do novo coronavírus na cidade daqui a duas semanas. O estudo está sendo feito diariamente por uma equipe técnica composta por 17 pessoas e os números serão divulgados semanalmente.

Continua depois da publicidade

​​Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

Na quinta-feira, dia 9 de abril, a cidade somava 59 casos confirmados de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Para o dia 23 de abril são três os cenários possíveis: o otimista prevê 212 casos. O mediano, 255. Já o cenário pessimista estima em 371 os casos confirmados da doença na cidade daqui a duas semanas.

Os dados obtidos servirão para ajudar o poder público a tomar decisões em relação ao trabalho de combate à proliferação do novo coronavírus na cidade. O estudo começou a ser feito pela Unimed com informações de outros locais para orientar o trabalho dos médicos e da cooperativa. Agora o modelo adotado ganhou também a contribuição de técnicos da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e da prefeitura.

— Se eu olhar somente para os números de hoje fica difícil tomar alguma decisão amanhã — diz o prefeito Mário Hildebrandt.

Continua depois da publicidade