Foi rápido demais! Nos últimos 10 dias muita gente voltou às ruas em Santa Catarina. Liberar em período tão curto o funcionamento de lojas de ruas, hotéis, pousadas, centros comerciais, academias, igrejas e mais algumas atividades que estavam suspensas pode ter um preço alto no futuro próximo.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Ocorre que o impacto negativo dessa liberação em massa, se ocorrer, também deve vir num intervalo de poucos dias. E com isso, aumenta o risco de sobrecarregarmos o sistema de saúde. Os sintomas da Covid-19 aparecem depois de uma ou duas semanas do contágio e os que precisam de UTI por lá permanecem de duas a três semanas. Com isso fica fácil perceber que é mais provável que, se houver demanda, ela pode ser maior que a disponibilidade de leitos.
Seria muito mais sensato se a liberação fosse gradativa, como ocorreu no início, dando tempo para observar os impactos do aumento da convivência semana após semana e, principalmente, dando tempo ao catarinense de se conscientizar sobre a necessidade de atender as medidas preventivas exigidas.
O jeito agora é torcer para que a parcela da população que está consciente do seu dever seja suficiente para não aumentar a níveis indesejados a taxa de transmissão. Em uma ou duas semanas saberemos.
Continua depois da publicidade