Alunos e professores do curso de Moda da Universidade Regional de Blumenau (Furb) colocaram a mão na massa e passaram a produzir máscaras de tecido. A ideia é ajudar a população a combater a proliferação do novo coronavírus e garantir que equipamentos profissionais cheguem nas mãos daqueles que cuidam dos pacientes nos hospitais da cidade.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
As máscaras são produzidas com material que havia sido doado por indústrias da região e seria usado em sala de aula. São retalhos de tecido que em muitos casos têm as características básicas para a confecção da máscara, como tamanho do corte e tipo de tecido. Tudo está sendo esterilizado em autoclave com ajuda do pessoal do curso de Farmácia.
Seis estudantes voluntários e dois professores assumem a responsabilidade da produção por vez. Com isso o grupo evita aglomeração no laboratório da universidade e consegue manter as condições de higiene e distanciamento necessárias neste momento de crise.
O coordenador do curso de Moda, Adilson Silva, diz que já foram produzidas 270 máscaras, mas o objetivo é bem maior. As primeiras serão doadas a servidores da Furb que precisam trabalhar internamente e também a servidores da prefeitura. Dessa forma, sobra mais máscaras profissionais para o uso de quem trabalha no atendimento aos pacientes de Covid-19.
Continua depois da publicidade
Numa segunda etapa as máscaras devem chegar à população em geral. Um grupo de professores da universidade já trabalha numa espécie de mutirão para garantir a doação de mais retalho e elásticos.