Para muitos, um dos grande desafios deste inesperado e inédito período de quarentena é conviver 24 horas por dia com os filhos. Não é fácil assumir a responsabilidade que, em geral, é delegada a professores, por exemplo, para falar apenas do aspecto da educação.

Continua depois da publicidade

Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

Pois foi justamente para ajudar pais, responsáveis e as próprias crianças que o curso de Pedagogia da Universidade Regional de Blumenau (Furb) criou uma conta no Instagram. No perfil @pedagogiafurb estudantes e professores reúnem sugestões de atividades para ajudar a passar o tempo e educar de maneira divertida.

Tem contação de histórias, vídeos com músicas educativas e inúmeras atividades e jogos que podem ser colocados em prática com material que facilmente encontramos em casa. Bola de meia com raquetes de mão, origamis e receita de bolo de caneca são alguns exemplos.

De acordo com a coordenadora do curso, a professora Sônia Regina de Andrade, a ideia surgiu logo na primeira aula on-line, assim que a quarentena começou. Primeiramente envolveu o pessoal do sétimo semestre mas agora todos os níveis do curso foram incluídos.

Continua depois da publicidade

Depois das brincadeiras educativas, o perfil deve iniciar uma segunda fase. A ideia é ajudar professores, estudantes do ensino fundamental e os pais a superarem os desafios das aulas on-line que começaram nesta semana na rede municipal de ensino.

Além disso, Sônia deixa claro que a iniciativa tem também como objetivo colocar em prática tudo o que os estudantes aprendem no curso, com o desafio de usar tecnologia e muita criatividade. Confira aqui o perfil do curso de Pedagogia da Furb e passe o tempo de maneira produtiva nessa quarentena.