A partir de segunda-feira a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde de Blumenau vai ampliar a testagem de pessoas suspeitas de terem o novo coronavírus no organismo. A informação foi dada pelo prefeito Mário Hildebrandt na noite de sexta-feira durante a transmissão ao vivo que faz diariamente nas redes sociais para repassar informações sobre o combate ao vírus na cidade.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Antes os teste eram feitos somente em doentes mais graves e profissionais da área da saúde que trabalham no atendimento aos pacientes de Covid-19. Agora, segundo uma nova norma técnica emitida pelo governo estadual, devem ser testados também alguns casos de pacientes com sintomas mais leves, como uma gripe. Ainda assim, cada caso será avaliado por um médico assistente que vai definir se o teste deve ou não ser aplicado.
Com isso, o secretário municipal de Promoção de Saúde, Winnetou Krambeck, disse que a prefeitura deve comprar mais exames do laboratório particular que está fazendo os testes em Blumenau. A ideia é continuar antecipando o quanto antes o resultado para não depender somente da análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Florianópolis, cujo resultado demora dias para ser divulgado. Desde a primeira semana a estratégia foi adotada para que a prefeitura antecipe a tomada de decisões em relação à estratégia de combate à proliferação do novo coronavírus.
Teste para profissionais da saúde
Por outra frente, a Secretaria de Estado da Saúde distribuiu nesta semana 20 mil testes rápidos por todas as regiões de Santa Catarina. Blumenau recebeu 500 e eles foram destinados aos hospitais Santo Antônio e Santa Isabel.
Continua depois da publicidade
Esses testes rápidos não são tão precisos quanto os outros e serão aplicados exclusivamente em profissionais da saúde dessas instituições. O material foi encaminhado pelo Ministério da Saúde juntamente com luvas, máscaras álcool gel que também estão sendo distribuídos nas unidades de saúde de todo estado.