Uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com a ONG Casa Feliz, no bairro Vila Nova, deu origem a um abrigo provisório para moradores de rua de Blumenau. A parceria surgiu para dar conta da demanda nessa época de proliferação do novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
O Abrigo Municipal de Blumenau tem 60 vagas e 47 estavam ocupadas nesta segunda-feira. O secretário Oscar Grotmann Filho explica que não vai lotar o espaço para garantir a distância mínima entre as pessoas e tentar evitar a transmissão do vírus no local.
No abrigo provisório já há 36 moradores de rua que foram recolhidos pela equipe do município. Sinal de que o trabalho de abordagem nesta época tem surtido algum efeito.
Ainda assim, muitos não aceitaram a ajuda oferecida pela secretaria. Grotmann explica que não pode obrigar os abordados a aceitar a oferta de abrigo e por isso ainda é possível ver moradores de rua e andarilhos pela cidade.
Continua depois da publicidade
Além dos abrigos para moradores de rua a Secretaria de Desenvolvimento Social ainda atende os três abrigos de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e a Casa Elisa, abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica. Todos são abastecidos pelo banco de alimentos, cujo funcionamento não foi afetado neste período.