Muita gente nem sabe, mas neste ano o blumenauense pode contribuir financeiramente com ações sociais por meio do IPTU. Há no carnê entregue pelos Correios um boleto a mais com o valor total sem o desconto de 5%. Se o contribuinte pagar esse boleto, os 5% serão destinados a um fundo administrado pelo Conselho Municipal de Assistência Social.

Continua depois da publicidade

É bom deixar claro que o boleto com o desconto também está no carnê. Ou seja, o contribuinte pode escolher se quer ou não contribuir com as ações sociais.

A expectativa do secretário municipal de Desenvolvimento Social (Semudes), Oscar Grotmann Filho, é arrecadar algo em torno de R$ 50 mil. Até esta segunda-feira a arrecadação já havia batido os R$ 20 mil. Como o vencimento é dia 13, é possível que a expectativa seja superada.

Grotmann explica que o conselho vai decidir o destino desse dinheiro. Inicialmente ele será distribuído entre as cerca de 20 organizações da sociedade civil cadastradas na secretaria. O conselho é formado, paritariamente, por representantes da prefeitura e da sociedade.

Continua depois da publicidade