Eis um belo exemplo de como o antigo e o histórico podem ser bem aproveitados para alavancar negócios. No mais recente empreendimento imobiliário da Cetor, no bairro Jardim Blumenau, uma casa construída na década de 1930 ajudou a valorizar os novos apartamentos erguidos na Rua Conrado Balsini. Pelos menos é o que conta o empresário Adilson Torresani.

Continua depois da publicidade

Escadas e estrutura em madeira foram conservadas
Escadas e estrutura em madeira foram conservadas (Foto: Pancho)

Segundo ele, a casa — restaurada e transformada em área de convivência social para os moradores do condomínio — impulsionou as vendas, principalmente quando o restauro dela foi concluído. Além disso, a promessa de não derrubar o imóvel foi determinante na hora dos antigos proprietários escolherem o futuro dono do terreno. A casa não é tombada pelo patrimônio histórico e poderia vir abaixo sem restrições.

História revelada

Pregos antigos ganhara status de obras de arte
Pregos antigos ganhara status de obras de arte (Foto: Pancho)

O casarão pertencia à família Steinbach, conhecida na cidade por ser dona da empresa Mafisa, a mesma que batizou o trevo na região Norte de Blumenau. No restauro as característica da construção foram valorizadas.

Pregos antigos e pedaços de paredes, feitas com estuque, ganharam status de obra de arte e estão expostas nos ambientes. Até fotos da família que ergueu a casa fazem parte da decoração, possibilitando a comparação entre o passado e o presente.

Estrutura enxaimel estava escondida sob o revestimento
Estrutura enxaimel estava escondida sob o revestimento (Foto: Pancho)

O mais incrível é o que foi encontrado sob o revestimento das paredes. A estrutura do imóvel é enxaimel e usa, basicamente, madeira e tijolos. Essa característica agora ficou exposta, dando um charme especial ao pub e à sala de jogos.

Continua depois da publicidade

Não é a primeira vez que a arquitetura e a história da cidade é preservada por uma construtora. Em 2017, por exemplo, a Melchior Barbieri entregou o Ingo Hering Residenz, na Rua Hermann Hering, bairro Bom Retiro.

Condomínio integrou casa histórica também no Bom Retiro
Condomínio integrou casa histórica também no Bom Retiro (Foto: Lucas Correa, BD, 5/10/2017)

No empreendimento, a casa que era residência do empresário Ingo Hering também foi mantida e restaurada e da mesma forma foi incorporada ao empreendimento como área de lazer para os moradores.

A diferença é que no Bom Retiro, a casa é tombada pelo patrimônio histórico municipal e obrigatoriamente deveria ser preservada e mantida visível aos olhos de quem passa pela rua. Bons exemplos que podem ser seguidos.

Confira outras fotos do casarão

Sala de jogos
Salas de Jogos (Foto: Pancho)
Fotografias da casa na época da família Steinbach foram valorizadas na parede
Fotografias da casa na época da família Steinbach foram valorizadas na parede (Foto: Pancho)
Piso original foi recuperado
Piso original foi recuperado (Foto: Pancho)
Jornais em alemão foram encontrados sob o revestimento
Jornais em alemão foram encontrados sob o revestimento e agora ganharam a parede (Foto: Pancho)
Área de uso comum tem quase 90 anos
Área de uso comum tem quase 90 anos (Foto: Pancho)

Continua depois da publicidade