Esta é a nova vista de quem caminha, se bronzeia ou se banha na praia de Porto Belo. Além do mar tranquilo da baía, dos coloridos barcos dos pescadores locais e das aves marinhas, surgiram por trás do Morro do Boi duas pontas de concreto.

Continua depois da publicidade

Distantes 17 quilômetros em linha reta, os pavimentos mais altos das duas torres do Yachthouse — maior edifício residencial em construção na América Latina — surgem como se quisessem espiar o que há por trás de todo aquele verde. Mas não é só uma espiada.

Em alguns provoca um certo desconforto e até uma reflexão sobre a necessidade de estruturas tão altas. Principalmente neste momento do desenvolvimento urbano em que espigões surgem em Blumenau e a justiça suspende, na mesma Porto Belo, a tramitação de projetos de lei que autorizariam prédio de 10 andares no centro histórico da cidade.

Os prédios do Yachthouse estão sendo erguidos pela Pasqualotto & GT em Balneário Camboriú. Eles têm 81 andares, que somam 275 metros de altura, e a entrega deve ser entre o final de 2020 e o início de 2021. De uma coisa não tenho dúvida: A vista que terão os moradores dos andares mais altos deve ser algo sensacional.

Continua depois da publicidade