O Conselho Municipal de Planejamento Urbano de Blumenau (Coplan) aprovou na tarde desta quarta-feira a construção de três prédios ao lado do Parque São Francisco de Assis, atrás do Neumarkt Shopping, no Centro da cidade. São dois edifícios residenciais de 18 andares e um edifício comercial de oito andares.

Continua depois da publicidade

O terreno pertence à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. A entidade já havia recebido em 2017 a autorização para construir quatro prédios de 10 andares e um comercial de quatro andares. O que o Coplan avaliou agora foi a troca de projetos sem mudanças na área total construída e já autorizada, de 37 mil metros quadrados.

Dos 28 conselheiros presentes, 22 foram favoráveis à mudança das torres residenciais e 23 aprovaram a mudança no prédio comercial. Se antes poderíamos ter quatro prédios de 35 metros de altura no morro, agora é provável que tenhamos duas torres de 60 metros.

Trâmite longo

Digo "provável" porque esse foi apenas o primeiro passo para a consolidação do projeto. Segundo o representante da Província, com a aprovação do Coplan a entidade parte agora para encontrar um empreendedor disposto a erguer os prédios. Um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) terá que ser apresentado e aprovado e só então o projeto poderá tramitar na prefeitura em busca do alvará de construção.

Impactos

Foram aproximadamente duas horas de discussão. Como adiantado pela coluna ontem, possíveis impactos negativos foram discutidos, como a mudança na paisagem da área central da cidade, o aumento de veículos numa rua movimentada e sem saída e os possíveis interferências na área do parque. Aspectos que devem ser esmiuçados no EIV e avaliados com mais profundidade no futuro.

Continua depois da publicidade

Acordo antigo

Vale lembrar que a autorização para construir naquela área tem origem em um acordo selado entre a prefeitura de Blumenau e a Província Franciscana na década de 1990. Nele, a província doou a área que hoje abriga o Parque São Francisco de Assis, de 230 mil metros quadrados, para obter o direito de construir em área de 22 mil metros quadrados.
Com a mudança do projeto, a província vai doar outros 7 mil metros quadrados para o parque.