Durante o evento que marcou os 10 anos da tragédia de 2008, nesta quinta-feira no Teatro Carlos Gomes, a prefeitura, por meio da Defesa Civil, apresentou a ideia de construir na cidade um Centro Memórias dos Desastres de Blumenau. A estrutura abrigaria uma espécie de museu com diversos itens relacionados às grande enchentes e aos deslizamentos registrados há uma década.

Continua depois da publicidade

O projeto prevê vários espaços com diferentes atrações. Fotos, vídeos, textos, áudios, depoimentos e muita tecnologia ajudariam a contar as histórias de dor e superação que permeiam a vida do blumenauense.

Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Um dos objetivos é conscientizar a comunidade sobre o papel dela na prevenção de consequências indesejadas em casos de alagamentos ou deslizamentos. Também serviria para mostrar ao turista outra faceta da cidade que é tão conhecida pela colonização alemã e pela Oktoberfest.

A vontade da Defesa Civil é iniciar a construção do Centro de Memórias dos Desastres em 2019. Antes disso é necessário definir onde ele será erguido e quanto vai custar. Modelos de parceria com a iniciativa privada estão sendo consultados para tirar a ideia do papel.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso não ocorre, assista ao vídeo abaixo sobre o projeto.