Uma confusão no trâmite de autorização de funcionamento do Aeroporto Quero-Quero quase termina na interdição da pista que fica no bairro Itoupava Central, em Blumenau.
Continua depois da publicidade
Segundo o presidente do Seterb, Marcelo Schrubbe, a Aeronáutica enviou ofício em junho para saber se a prefeitura tinha interesse em manter o aeroporto funcionando, já que a autorização estava para vencer e algumas adequações deveriam ser providenciadas. Ainda de acordo com Schrubbe, a resposta positiva foi enviada em setembro, mas não chegou a quem devia no órgão federal.
Com isso, a Aeronáutica havia marcado para a próxima segunda-feira, dia 24, a interdição do aeroporto. Marcelo Schrubbe teve que ir ao Rio de Janeiro nesta semana para resolver o problema. Levou cópia da resposta dada em setembro e conseguiu prorrogar a autorização de funcionamento até o dia 15 de janeiro.
No dia 7 de janeiro o prefeito Mário Hildebrandt vai ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) renovar a autorização e assinar um termo de compromisso para adequar o aeroporto e dar mais segurança aos usuários. A prefeitura terá que providenciar o balizamento noturno, providenciar uma nova cerca e reforçar a sinalização da pista.
Recursos garantidos
Para o balizamento noturno, Marcelo Schrubbe diz que a Secretaria de Aviação Civil (SAC) já assinou com a Caixa convênio para repasse, a fundo perdido, de R$ 1 milhão à prefeitura. O valor, somado aos R$ 500 mil destinados em emenda pelo deputado federal João Paulo Kleinübing, serão investidos na sinalização que vai permitir pousos e decolagens à noite.
Continua depois da publicidade
Ao longo do ano devem providenciadas as demais melhoria, além de um novo plano diretor para o Aeroporto Quero-Quero.