No sábado de maior movimento da Oktoberfest do ano passado, 76 pessoas entraram no Parque Vila Germânica com arma de fogo. O dado foi revelado ontem na primeira reunião da comissão de segurança da festa, que é formada por representantes de diversos órgãos e entidades que atuam direta e indiretamente na Oktober de Blumenau.

Continua depois da publicidade

Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Segundo o presidente da comissão, Marcelo Schrubbe, as pessoas armadas eram agentes de segurança que não estavam em horário de trabalho, como policiais militares e civis. Schrubbe diz que eles têm o direito de portar armas mesmo nas horas de folga.

Esse número só foi apurado depois que a organização passou a cadastrar os portadores de armas que entravam na festa. A medida foi tomada após um agente do Deap sacar uma arma no meio de uma confusão no primeiro fim de semana da Oktober do ano passado.

A festa incentiva a presença de agentes de segurança. Tanto que não cobra ingresso deles. No entendimento da organização, quanto mais policiais na festa, mesmo à paisana, mais seguros estão os visitantes e quem trabalha na Oktoberfest.

Continua depois da publicidade

O que a comissão de segurança quer neste ano é que, de alguma forma, esses agentes de folga sintam-se desestimulados a entrar no Parque Vila Germânica armados. Para isso, além de preencher o cadastro, eles terão a opção de deixar as armas em ambiente controlado junto aos postos das polícias Civil e Militar no parque.

O principal objetivo é evitar problemas como o que ocorreu com o agente do Deap no ano passado.