A prefeitura de Blumenau está decretando de utilidade pública algumas áreas no entorno do Parque Vila Germânica. Deve, no futuro próximo, desapropriar esses imóveis para ampliar o plano diretor da principal estrutura turística da cidade.

Continua depois da publicidade

Existe, por exemplo, a possibilidade da parte administrativa do parque ser transferida para um nova edificação a ser erguida em um desses terrenos. Com isso a atual área usada pela administração poderia ser convertida em camarotes ou outros espaços para tornar os setores ainda mais atraentes.

Essa nova edificação também poderia abrigar um estacionamento. Como bem sabemos, deixar o carro no entorno da vila já é um problema hoje. Dá pra imaginar como será depois que o centro de convenções for erguido nos fundos do Setor 3 com os R$ 28 milhões anunciados pelo governador Carlos Moisés na semana que passou.

O dinheiro para esse novo prédio poderia vir da concessão de naming rights do Eisenbahn Biergarten, cujo contrato atual termina no próximo ano. Essas e outras possibilidades já estão em discussão internamento na prefeitura de Blumenau.

Revisitando projetos

Nessas discussões é possível que projetos antigos ressurjam. Na época do prefeito João Paulo Kleinübing, por exemplo, falava-se em construir um edifício-garagem no terreno da Rua Humberto de Campos ao lado do Galegão, onde hoje há um estacionamento.

Continua depois da publicidade

Parque Vila Germânica em Blumenau
Parque Vila Germânica (Foto: Pancho)

Esse imóvel pertence à prefeitura e, não por acaso, o projeto do centro de convenções prevê a construção de uma passarela ligando essa área à nova estrutura de eventos. Basta, portanto, reavaliar a ideia de um edifício-garagem e definir de que maneira isso poderia ser viabilizado, provavelmente via concessão.

Tudo ainda está no campo das ideias, mas é bom mesmo que se discuta mais intensamente com o objetivo de tirá-las do papel. O centro de convenções deve ser concluído entre 2020 e 2021 e seria importante termos a infraestrutura adequada para bem receber os organizadores dos eventos que serão captados e, principalmente, os turistas e visitantes que aqui ajudarão a impulsionar a economia da cidade.