Por Jean Laurindo, interino

A Secretaria de Manutenção e Conservação Urbana pretende iniciar em fevereiro as roçadas em frente aos imóveis em que os moradores não fazem a devida limpeza. Nesses casos, servidores vão fotografar e identificar os locais em que o serviço está sendo feito pela prefeitura e o valor da roçada será cobrado no início do próximo ano, junto com o IPTU do imóvel.

Continua depois da publicidade

O preço aplicado deve ser R$ 1 por metro quadrado. Proprietários de terrenos baldios que também não recebem roçada devem ser notificados e ganhar um prazo de 30 dias para efetuar a limpeza – caso contrário também devem ter o serviço cobrado posteriormente na fatura do imposto.

Ou seja, quem não mantiver a frente do terreno em dia pode ser surpreendido pela limpeza na modalidade pós-paga.

A ação faz parte do projeto Blumenau Cidade Jardim, lançado em abril do ano passado para melhorar os serviços de manutenção da cidade. Outra medida prevista no programa, a construção de calçadas para cobrança posterior do morador, deve ficar para 2019.

Continua depois da publicidade

A intenção da secretaria é primeiramente ter um fundo com recursos próprios para executar esses serviços – verba que inclusive deve vir do próprio serviço de roçada. Enquanto isso, as equipes devem continuar executando calçadas em frente a escolas e imóveis públicos, para dar o exemplo antes de iniciar a aplicação da lei.