Há um clima de otimismo em torno da necessária reforma da barragem Norte, em José Boiteux.
Depois de formalizado o repasse de R$ 21 milhões da União para os serviços, na tarde de sexta-feira, sentaram-se ao redor da mesma mesa na Câmara da cidade do Alto Vale, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, o governador do estado, Carlos Moisés, o chefe da Defesa Civil de SC, João Batista Cordeiro Jr., o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense em Brasília, deputado Rogério Peninha Mendonça, o prefeito Jonas Pudewell, o deputado Jerry Comper, o vereador Ivan Vendrami e as lideranças indígenas Brasílio Pripá e Tukun Gakran.
Continua depois da publicidade
Na conversa o governo estadual reafirmou que vai providenciar o Estudo de Impacto Social e Ambiental, uma das principais reivindicações dos indígenas que vivem na região.
Formalizado o repasse, o governo estadual vai trabalhar agora para lançar a licitação que vai contemplar dois serviços: a construção do canal extravasor da barragem Norte e a recuperação de todos os equipamentos necessários à operação da estrutura. Esses equipamentos foram destruídos anos atrás depois que os índios ocuparam a barragem para reivindicar o cumprimento de um acordo que previa a elaboração do estudo além de outras ações.
Abaixo, o governador Carlos Moisés fala sobre a recuperação da barragem Norte
Continua depois da publicidade