Onze cervejarias artesanais do Paraná e de São Paulo que costumam participar do Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau anunciaram que não virão ao evento deste ano em sinal de protesto contra a organização. Elas publicaram um manifesto nas redes sociais no qual reconhecem a importância do festival para o desenvolvimento do setor, mas listam alguns motivos para deixar de vir a Blumenau e, mais do que isso, passar a organizar festivais próprios.
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Basicamente, o grupo é contrário à participação de grandes cervejarias em um evento que, para elas, deveria ser restrito às pequenas e artesanais. A Heineken, por exemplo, participa do festival com as marcas Eisenbahn e Baden Baden. No manifesto, dizem que as grandes cervejarias têm benefícios do governo que as artesanais não têm e, por isso, a concorrência é desleal.
As cervejarias que assinam o manifesto também reclamam do crescimento da estrutura do festival, maior que o crescimento do público – segundo eles –, o que diminui as vendas que ajudam a bancar o investimento feito por elas para participar do evento.
Por fim, reclamam das vantagens fiscais que as cervejarias de Santa Catarina têm em um evento realizado no Estado, diminuindo ainda mais o potencial competitivo das empresas que vêm de outros Estados.
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Movimento legítimo
Não é a primeira vez que cervejarias artesanais se mobilizam de alguma forma contra a organização do evento. Em 2016, por exemplo, elas promoveram um protesto durante o evento e conseguiram fazer com que os organizadores recuassem na decisão de abrir o Eisenbahn Biergarten na última noite do evento com venda de cervejas da Brasil Kirin.
O presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck, avalia o episódio como “absolutamente normal”:
– Não existe unanimidade. Muito menos no movimento cervejeiro.
Stodieck diz que as cervejarias participantes e os visitantes não serão prejudicados. Como há uma fila de espera de dezenas de cervejarias artesanais, assim que a desistência das que assinaram o manifesto foi confirmada, novas cervejarias foram chamadas. No total, o festival terá cerca de 130 participantes e mais de 800 rótulos para degustação de quem visita o evento.
Stodieck reconhece o movimento como legítimo, mas destaca que as marcas trazidas pelas grandes cervejarias são de bebidas diferenciadas que já foram artesanais.
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– São cases de sucesso. Cabe mais respeito do que crítica.
CERVEJARIAS QUE ASSINARAM O MANIFESTO
ARAUCÁRIA
BASTARDS
DUM
F#%*ING
GAUDEN
INVICTA
PAGAN
TORMENTA
WAY
WENSKY
WEIRD BARREL