Este belo e centenário casarão da Rua Alwin Schrader, no Centro Histórico de Blumenau, em breve será restaurado. O proprietário já contratou um arquiteto que fará o estudo necessário para orientar o serviço. Não ha definição sobre quem vai ocupar o local.

Continua depois da publicidade

Além da estrutura propriamente dita, o imóvel deve ganhar nova cor, mais discreta e mais próxima do que provavelmente foi a original. O casarão é tombado como patrimônio histórico pela Fundação Catarinense de Cultura desde o ano 2000.

A casa foi erguida há mais de 100 anos pelo empresário, ex-prefeito, ex-cônsul da Alemanha e fundador da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) Gustav Salinger. Recentemente, além de ter servido de sede para uma loja de móveis, ficou conhecido como Casarão das Oficinas, usado pelo poder público para cursos de artesanato e artes.

Impacto

Por falar em Centro Histórico, surgiu uma preocupação pertinente por parte de proprietários de imóveis que estão na mesma quadra daquele casarão que está sendo parcialmente demolido e pode dar lugar a um edifício de 30 metros de altura, no início da Rua XV de Novembro. Há dúvidas sobre o impacto que a construção de uma estrutura com nove andares pode trazer nessas casas centenárias tombadas pelo patrimônio histórico.

Certamente esse aspecto será bem explicado na apresentação que os empreendedores farão na semana que vem no Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (Cope)

Continua depois da publicidade