O casal Thiago Gilli Troccoli, 31, e Camila Schlichting, 28, chegou no sábado a Blumenau depois de uma grande aventura sobre duas rodas. O engenheiro e a publicitária, acompanhados da cadela Frida, foram a Ushuaia, cidade mais austral do planeta, no Extremo Sul da Argentina.

Continua depois da publicidade

Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram​​​​​​

A viagem durou exatos oito meses, e dos mais de 12 mil quilômetros percorridos, 7,2 mil foram sobre as bicicletas. A ideia era pedalar todo o percurso, mas diversos fatores fizeram o trio mudar de planos. Eles pegaram carona em trechos com pouca infraestrutura ou com dificuldade para reposição de alimentos e para acampar.

A viagem transcorreu sem muitos imprevistos. A vira-lata Frida ficou doente por alguns dias e Camila teve uma inflamação no joelho logo no início da viagem, mas nada que comprometesse a aventura. Em alguns momentos, o casal chegou a pensar em desistir, principalmente nos longos trechos da Patagônia, em que o vento insistia em soprar no sentido contrário, mas a determinação foi maior. Houve pequenos perrengues. Na Região dos Lagos argentinos, eles pegaram temperaturas de -10°C e nesses oito meses usaram mais de 15 pneus nas bicicletas e no reboque que levava a Frida.

LIção de solidariedade

Continua depois da publicidade

Thiago destaca a surpresa que tiveram ao perceber que as pessoas que encontravam no caminho são boas e acolhedoras. Ajudam quem precisa sem esperar nada em troca. Além do Brasil, eles percorreram o Uruguai, a Argentina e o Chile e tiveram no país de Messi e Maradona as melhores experiências de solidariedade e carinho.

– A gente sai de casa desconfiado. Temos o hábito de julgar todos e temer o próximo, achar que as pessoas te querem mal, quando na verdade 99,9% das pessoas são boas e te desejam o bem.

O casal de Blumenau também teve a ajuda de outros ciclistas aventureiros. A partir da Região dos Lagos argentinos era comum eles encontrarem outros casais ou grupos pedalando em direção a Ushuaia. Os franceses eram maioria.

O casal de aventureiros ainda pensa em fazer novas viagens sobre duas rodas, mas não tão longas como essa. Fotos e relatos da viagem estão disponíveis no site patasepedais.com.br, que ainda deve ser atualizado com o trecho final da aventura. Vale também a visita ao Instagram @patasepedais. Pode servir de inspiração para aqueles que buscam algo desafiador.

Continua depois da publicidade

Leia outras postagens de Pancho​​​​​