Mais de 90% dos visitantes da Oktoberfest 2018 aprovaram a adoção do cartão Oktober Karte como única forma de pagamento dentro da festa. É o que indica a pesquisa de satisfação contratada pelo Parque Vila Germânica com a Painel Pesquisas e Consultoria, de Joinville.

Continua depois da publicidade

Das 617 pessoas consultadas durante os 19 dias de Oktoberfest, 92,2% disseram que a novidade facilitou as compras de bebidas, comidas e outros itens. O restante (7,8%) disse que a novidade não facilitou e o principal motivo foi a fila.

Avaliação da festa estável

No geral, a festa foi tão bem avaliada como no ano passado. Numa escala de zero a cinco, a Oktoberfest 2018 conseguiu nota 4,8 dos turistas e 4,7 dos blumenauenses. Exatamente as mesmas notas do ano passado.

Entres os itens com melhor avaliação estão a estrutura, o Eisenbahn Biergarten, a decoração e a limpeza, todos com nota 4,8. Já os itens com avaliação mais baixa são os estacionamentos (4,1), as filas (4,4), o parque de diversões, os banheiros e a acessibilidade (4,5).

Continua depois da publicidade

Nova metodologia

Pela primeira vez a maior festa de Blumenau foi avaliada com o Net Promoter Score (NPS), metodologia criada por um americano que tem como objetivo medir o grau de lealdade dos consumidores de qualquer tipo de empresa ou produto. Em 2018, o NPS da Oktoberfest de Blumenau alcançou o índice de 85,4%, fixando-se na chamada Zona de Perfeição, segundo a empresa contratada para fazer a pesquisa. Isso quer dizer que a festa possui alto índice de clientes que promovem a Oktober e poucos que falam mal dela.

O presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo, Ricardo Stodieck, comemora o resultado. Diz que o índice da festa é semelhante ao de marcas como a Porsche e a Tesla.

Pontos de atenção

Alguns números merecem atenção da organização e da prefeitura de Blumenau. Um exemplo é a quantidade de visitantes que disseram ter a intenção de voltar para a cidade. Esse índice diminuiu de 96,5% no ano passado para 80,1% neste ano. A grande maioria dos que querem voltar, 88,7%, não disseram quando isso deve acontecer.

Também aumentou o índice de visitantes da festa que não gastaram em outros segmentos da cidade, como restaurante e lojas. No ano passado era, 54,6% e neste foram 69,1%.

Continua depois da publicidade

Cidade boa

Em relação a Blumenau, os entrevistados repetiram ou melhoraram a avaliação que fizeram de 10 itens no ano passado. A limpeza pública e o atendimento no comércio foram os aspectos que mais chamaram a atenção positivamente. com nota 4,6.

Apesar de ter aumentado a nota de 3,6 no ano passado para 3,8 neste ano, os preços dos hotéis foi o item com a pior avaliação. O segundo item com pior avaliação também melhorou um pouco a nota. Transporte coletivo passou de 3,7 para 4.