
A Câmara Municipal de Blumenau aprovou na manhã desta sexta-feira um projeto de lei do Executivo que altera os valores de gratificação dos servidores da Saúde estabelecidos no Plano de Carreira, Cargos e Salários que começa a ser aplicado em janeiro. A redução é de 25% a 30%.
Continua depois da publicidade
Representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb) foram à Câmara protestar. Do plenário eles pediam aos vereadores que não aprovassem o projeto, pedido que não foi atendido pela maioria.
O diretor do Sintraseb, Sergio Bernardo, diz que o plano de carreira é uma conquista da categoria, resultado da mais longa greve promovida pelos servidores que pararam por mais de um mês em 2014. As alterações chegaram de um dia para o outro para serem votadas nas sessões extraordinárias desta segunda.
A prefeitura diz que a medida corrige uma distorção que haveria em relação a outros segmentos do serviço público. Além disso, a nova lei garantiria o início do Plano de Carreira, Cargos e Salários da Secretaria Municipal de Promoção à Saúde. A adoção do plano estaria ameaçada pela crise que ainda reduz a arrecadação do município.
Continua depois da publicidade
Uma ação direta de inconstitucionalidade contra a lei aprovada na Câmara já está em elaboração pela assessoria jurídica do Sintraseb. Terá como base caso semelhante ocorrido em Tocantins. No início do próximo ano a categoria vai se reunir para discutir o tema e, segundo Sergio Bernardo, é bem provável que os servidores avaliem a possibilidade de uma greve.
Acompanhe outras de publicações de Pancho
Prefeitura inicia processo de concessão do restaurante Frohsinn
Licença ambiental da barragem de Botuverá tem mais um obstáculo superado
Trecho da rodovia Jorge Lacerda que foi elevado começa a receber asfalto