Um número alarmante divulgado pela BRK Ambiental, empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto em Blumenau, mostra o quanto temos que evoluir em relação ao ato de dar destino correto ao lixo que produzimos diariamente. No ano passado cerca de 202 toneladas de lixo foram retiradas do sistema de esgoto de Blumenau. Material que foi jogado na privada, nas pias e ralos, mas que deveria estar no lixo orgânico ou reciclado coletado pela Racli.

Continua depois da publicidade

Isso quer dizer que o blumenauense coloca indevidamente na rede de esgoto mais de 500 quilos de lixo por dia. Todo esse material é retido pelas grades que a BRK coloca nas estações de tratamento de esgoto (ETE) da cidade. Dessa forma a empresa garante que só o esgoto avance para o tratamento, assegurando o devido retorno da água tratada para a natureza.

Jogar lixo indevidamente na rede de esgoto pode causar transtornos ao próprio morador. É comum casos de obstrução que geram refluxos e extravasamento nos imóveis.
Só em 2019 a BRK atendeu cerca de 360 chamados de desobstrução, quase um por dia. Na maioria dos casos o problema foi causado pelo fato de não nos preocuparmos com o destino correto do lixo. O ideal é repensarmos esses hábitos. Para o nosso bem e o de toda comunidade.

Continua depois da publicidade