Dos 15 vereadores mirins eleitos na semana passada, nove são mulheres e seis são homens. Os números se repetem na lista de suplentes. Na atual legislatura a Câmara Mirim é composta por oito homens e sete mulheres. Entre os 91 candidatos que disputaram a eleição deste ano também havia mais meninas que meninos: foram 56 e 35, respectivamente.
Continua depois da publicidade
O interesse das adolescentes pela política é fenômeno visto com alegria pelo assessor da Câmara Mirim, Wagner Schanaider.
— Foi um ano histórico por termos 18 dos 30 eleitos do sexo feminino. Pelo visto, a mulher está cada vez mais interessada na política e na vida pública. Esperamos que isso ocorra também no cenário adulto daqui a alguns anos.
Cerca de 8 mil estudantes da cidade foram às urnas no dia 6 de novembro para escolher os representantes deles em 2020. Destaque para a maciça participação no Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires e da Escola de Educação Básica Hermann Hamann, onde todos os alunos aptos a votar compareceram.
Os 15 vereadores eleitos representam sete escolas da rede municipal, quatro da rede estadual e quatro escolas particulares. Eles serão diplomados no dia 2 de dezembro e o mandato vai até o dia 31 de dezembro de 2020.
Continua depois da publicidade