*Por Aline Camargo – Interina
A Secretaria de Educação vai chamar a partir do dia 1º de fevereiro mais 1.808 crianças para ocuparem vagas que estão disponíveis nos Centros de Educação Infantil de Blumenau. Segundo a secretária Patrícia Lueders, estas vagas são remanescentes da chamada feita em novembro, quando 3,6 mil famílias foram chamadas. Deste total, apenas 1.792 matrículas foram efetivadas _ menos da metade do que foi disponibilizado. Até as 15h desta quarta-feira o sistema Fila Única mostrava que 4.130 famílias estavam cadastradas à espera de uma vaga.
Continua depois da publicidade
Lueders chama a atenção para a importância dos pais manterem o cadastro do sistema atualizado, já que o contato é feito pelos próprios CEIs. Ela afirma que boa parte das vagas que estão nesta segunda chamada são relacionadas com dados desatualizados:
_ Quando a gente entrou em contato, tinha telefone que não existia mais e até gente que nem estava mais em Blumenau, então é importante que seja atualizado e que as famílias fiquem atentas ao telefone. Nós tentamos o contato pelo menos três vezes em dias e horários alternados para garantir que a criança tenha a vaga.
Além da nova chamada de vagas, Lueders informa que a construção dos seis novos CEIs ganhou fôlego no final de 2017, com um novo repasse de R$ 800 mil do governo federal, recebido nos dias 27 e 28 de dezembro. As obras, que vão criar 564 novas vagas quando estiverem concluídas, estão em fases diferentes de andamento, sendo algumas perto da finalização e outras ainda no início. O investimento total nas obras é de R$ 10 milhões em recursos do governo federal e há contrapartida da prefeitura que, segundo a secretária, está garantida.
Continua depois da publicidade
Status das obras dos novos CEIs:
– João Gervas Neto (Água Verde) – 70%
– CEI Leonides Westarb (Vorstadt) – 41%
– CEI Professor Jacob Anderle (Itoupavazinha) – 12%
– CEI Professora Elisabete Nunes Anderle (Passo Manso) – 17%
– CEI Elfrida Fischer Vieira (Itoupavazinha) – 20%
– CEI Osvaldo Deschamps (Glória) – 31%