A prefeitura de Blumenau aguarda para março a avaliação da Comissão de Financiamento Externos (Cofiex) — ligada ao Ministério do Planejamento — sobre a proposta de financiamento de aproximadamente R$ 220 milhões junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
Continua depois da publicidade
A ideia é usar o dinheiro na construção da Ponte do Centro, entre as ruas Rodolfo Freygang e Chile, e em parte da reurbanização do Corredor Norte, que abrange, principalmente, a Rua Dr. Pedro Zimmermann. A análise e aprovação da Cofiex é determinante para que a operação de financiamento seja liberada. A expectativa da prefeitura de Blumenau era a de que o financiamento fosse avaliado na reunião de dezembro da comissão do governo federal, mas o processo foi retirado de pauta porque, de acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional o município estava inadimplente com a União.
O prefeito Mário Hildebrandt disse que houve um equívoco por parte da União, o que foi comprovado dias mais tarde. Como não há inadimplência, o processo deve ser avaliado na próxima reunião, programada para março de 2019.