Foi finalizado o processo de tombamento dos bens móveis da Usina do Salto, em Blumenau, estrutura que pertence à Celesc. Mais de 100 objetos, entre painéis, estantes, medidores, ferramentas e outros foram catalogados e agora fazem parte do Patrimônio Histórico do Município.

Continua depois da publicidade

Todo o trabalho levou um ano e foi realizado por funcionários da empresa e supervisionado pela museóloga Marcela Borel e pela historiadora Sueli Petry, servidoras de carreira da Fundação Cultural da cidade. O processo foi provocado pelo Instituto Histórico de Blumenau (IHB) e intermediado pelo Ministério Público de Santa Catarina.

Uma vez por ano será feito o trabalho de revisão do tombamento e o pedido de inclusão de novas peças no acervo será solicitado se for necessário.

Valorização

Trabalho importante para valorizar e preservar nosso patrimônio histórico. A Usina do Salto começou a funcionar há mais de 100 anos e poderia muito bem ser melhor explorada para o turismo da nossa cidade. Quem sabe esse trabalho não seja o início de um roteiro com o objetivo de valorizar tanto a estrutura histórica como um dos mais belos trechos do rio Itajaí-Açu.

Continua depois da publicidade