Por Redação Santa

Um balanço divulgado pelo Seterb e pela BluMob, concessionária responsável pelo transporte coletivo urbano de Blumenau, aponta redução no número de usuários do sistema ao longo de 2018. Os ônibus transportaram 25.488.789 passageiros em Blumenau ao longo do ano, média de 69,8 mil usuários por dia, número 2,12% menor do que o de 2017. Durante o ano, o sistema registrou 22.486.884 de pagantes, redução de 1,88% em comparação com o ano anterior.

Continua depois da publicidade

Deste total, 70% dos pagamentos foram efetuados por intermédio de algum tipo de cartão. A utilização de dinheiro pelos usuários teve queda de 10,4%. No período, registrou-se aumento nas gratuidades (8,74%) e no vale-transporte (4,88%).

A redução no número de usuários do sistema foi mais acentuada no período entre 20 de dezembro de 2018 e 6 de janeiro de 2019 (confira na tabela a seguir), quando a redução chegou a 49% na média. Neste período, em virtude das férias escolares, coletivas e festividades de fim de ano, a prefeitura optou por adotar tabelas diferenciadas de horários nas linhas de ônibus.

Em 25 de dezembro, Dia de Natal, e 1° de janeiro, por exemplo, houve diminuição de 1,3% das viagens feitas durante feriados normais. A demanda de usuários nessas datas caiu mais de 59%. A queda mais acentuada foi registrada em 31 de dezembro, quando ocorreram 56% das viagens previstas para uma segunda-feira normal e houve diminuição de 82% de passageiros estimados para o dia.

Continua depois da publicidade

A comparação leva em conta um dia normal de serviço, quando a operação seria colocada 100% em funcionamento naquela data, respeitando o tipo de dia (útil, sábado ou domingo e feriado). Já a relação com o número de usuários baseou-se nas informações do mês de novembro, também observando as especificidades de cada dia.

Para o presidente do Seterb, Marcelo Schrubbe, os dados reforçam a redução dos usuários do sistema neste período e sustentam a decisão de aplicar tabelas diferenciadas de horários e linhas de ônibus.