Depois de 20 anos os artesãos que ocupavam os 19 boxes do prédio que servia como sede da Associação da Feira de Artes e Artesanato (Afeart), na Rua XV de Novembro, em Blumenau, deixaram o local. Eles atenderam pedido feito pela associação que mantém o Colégio Bom Jesus Santo Antônio e que comprou o imóvel em leilão do governo do Estado no ano passado.

Continua depois da publicidade

O presidente da Afeart, Pedro Reis Holz, lamenta o ocorrido. Segundo ele nos 19 boxes trabalhavam cerca de 30 artesãos da cidade que agora terão que encontrar local para vender a produção.

Projeto para o local

Tentei ontem contato com o gestor do Colégio Bom Jesus Santo Antônio para saber qual destino será dado ao prédio, mas não obtive retorno. Informalmente, corria a informação de que um novo prédio seria erguido no local. O piso térreo seria usado como área de embarque e desembarque para tentar resolver o problema do intenso fluxo de veículos nos horários de entrada e saída de alunos. Os demais andares seriam usados pelo colégio.

Impasse resolvido

Antes da associação que mantém o Bom Jesus comprar o imóvel ele era alvo de disputa judicial. Tanto a associação dos artesãos quanto a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil diziam que Estado havia cedido o prédio para elas, respectivamente, em 1999 e 2000. A Justiça validou o uso por parte da Província, mas o Estado revogou a permissão de uso para vender o imóvel.

Continua depois da publicidade