Enquanto em Blumenau estamos nos necessários e lentos trâmites burocráticos para equipar o Aeroporto Quero-Quero com balizamento noturno, no Alto Vale o mesmo processo está mais adiantado. Nos próximos dias deve ser decidida a licitação aberta pela prefeitura de Rio do Sul para equipar o Aeroporto de Lontras com o balizamento noturno.
Continua depois da publicidade
A expectativa é do gestor do aeroporto, Jaison Souza. Segundo ele, a menor proposta apresentada é de R$ 700 mil, mas ainda falta avaliação da comissão de licitação para homologar o resultado.
O Aeroporto Helmuth Baumgarten é administrado pelas prefeituras de Rio do Sul e Lontras. Tem uma pista com 1,1 mil metros homologados e é usado para a aviação executiva, transporte de órgãos para transplantes e pelo aeroclube da cidade. Funções praticamente idênticas às do aeroporto de Blumenau.
Depois de preparado para operar à noite, o que deve ocorrer ao nos próximos meses, a ideia é propor a municípios do Alto Vale do Itajaí a formação de um consórcio intermunicipal. Com ele, a estrutura pode ser transformada em aeroporto regional e, quem sabe, receber voos comerciais num futuro próximo.
Continua depois da publicidade