Lidiane Gonçalves dos Santos Barbosa
Lidiane Gonçalves dos Santos Barbosa (Foto: Pancho)

Lidiane Gonçalves dos Santos Barbosa tem 40 anos e nasceu em Santos (SP). O pai é engenheiro elétrico e a mãe foi dona de casa por muito tempo. Hoje é diretora de escola pública. Lidi, como é conhecida, é a irmã do meio de três filhos. Teve a infância bem livre, perto dos irmãos e dos avós que viviam com a família.

Continua depois da publicidade

Estudou na Escola Marza. Viveu dois anos no Rio de Janeiro para onde o pai foi trabalhar. Lá estudou no Anglo-Americano. Boa parte da infância e adolescência ela passou numa piscina treinando natação. Cursou Direito na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). Em 2000 quase foi para Salamanca (Espanha) aprofundar os estudos, mas desviou a rota e o objetivo. Foi para Barcelona estudar Gastronomia.

O curso técnico durou um ano e oito meses. No retorno ao Brasil exerceu o Direito e começou a preparar jantares para os amigos. O marketing boca a boca funcionou e aos poucos deixou o Direito de lado. Nesse período conheceu o marido, com quem se casou oito meses depois de começar o namoro.

Depois de casada, passou um tempo em São Paulo, onde nasceram as duas filhas. Em seguida o trabalho do marido trouxe a família para Blumenau. Aqui buscou orientação no Sebrae, conversou com nutricionistas e logo passou a produzir em casa alimentos sem glúten e sem lactose.

Em seguida atuou como personal cooking, orientando pessoas sobre como preparar alimentos de acordo com a dieta necessária. Passou a dar aulas para grupos e a trabalhar como consultora, atendendo restaurantes, indústrias e hotéis em todo o Brasil. Foi para os Estados Unidos e França reforçar o conhecimento em alimentação saudável.

Continua depois da publicidade

Em Blumenau implantou o projeto Crescer e Semear em escolas públicas. Por meio dele Lidiane espalha o conceito de alimentação saudável para estudantes e merendeiras da cidade. Recentemente abriu uma empresa de alimentos ultracongelados em São Paulo que foi vendida um ano e meio depois. A dificuldade de locomoção entre a metrópole e Blumenau forçou a decisão.

Agora ela começa a trabalhar em um novo projeto. O Crescer e Acolher vai atender mulheres de comunidades carentes da cidade capacitando-as para criar uma fonte de renda por meio da alimentação saudável com ajuda de noções de empreendedorismo e educação financeira.

Lidi continua com as consultorias por todo o Brasil. Nas horas de folga ela gosta de ler e assistir filmes. para o futuro ela pretende escrever um livro sobre o Crescer e Semear e passar mais tempo com a família.