*Artigo de André Espezim – secretário municipal de Comunicação de Blumenau

Continua depois da publicidade

Como dizia Emmanuel Sieyès, o poder constituinte constitui o poder constituído, ou seja, todos os candidatos eleitos para cargos municipais, estaduais ou federais, devem trabalhar em prol da comunidade, independentemente do partido. Cada região tem as suas necessidades e, por isso, quanto mais deputados estaduais e federais locais, mais representatividade política.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em virtude disso, a cada pleito aumentam as campanhas das entidades de classe, como associações empresariais, explicando aos moradores da região sobre a vantagem de votar em candidatos locais. Além disso, quanto mais representantes locais em cargos de expressão, melhor para as lideranças municipais.

A região do Vale do Itajaí, depois de muito tempo, em 2022, conseguiu eleger quatro deputados estaduais – Delegado Egídio (PTB), Ivan Naatz (PL), Marcos da Rosa (União Brasil) e Napoleão Bernardes (PSD) –, dois federais – Ana Paula Lima (PT) e Ismael dos Santos (PSD) –, e um senador, Jorge Seif (PL). A proximidade também facilita na tomada de decisões locais.

Continua depois da publicidade

Além disso, estamos com um representante da cidade, o ex-prefeito João Paulo Kleinübing (União Brasil) como diretor representante de Santa Catarina no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e outro ex-prefeito, Décio Lima (PT), prestes a ser nomeado como presidente nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ambos representam, e muito, no ecossistema de desenvolvimento da nossa região.

Temos vários pleitos que merecem atenção especial dos nossos representantes, principalmente dos que estão em cargos públicos no Executivo e no Legislativo. Faço votos que sejam nossos representantes ao cobrar das autoridades competentes mais celeridade para concluir as obras da BR-470, visto que a duplicação, mais do que prosperidade para todo o Estado, representa segurança à comunidade. Moradores das cidades que são cortadas pela rodovia se arriscam todos os dias em uma rodovia que está em obras há anos e que está mal sinalizada. De noite, ela representa um risco os que transitam no trecho entre Navegantes e Indaial.

Temos ainda a questão da infraestrutura da região Norte de Blumenau, que precisa urgentemente de obras. É a região que mais cresce e que necessita de soluções para os problemas do trânsito. Uma das obras que está parada e ajudaria bastante o fluxo é a continuidade da Via Expressa, a nova SC-108.

Obras em saneamento básico, para atingirmos a universalização do tratamento de esgoto também precisam ser tidos como prioridade, representam mais saúde para a população. E se um país quer ter futuro, precisa investir em educação. Enfim, há assuntos urgentes e pelos quais a comunidade clama por solução e que o poder público municipal sozinho não consegue atender.

Continua depois da publicidade

Veja outros artigos publicados no nosso espaço de opinião

Por isso, reafirmo que são inúmeras as vantagens do Vale do Itajaí ao ter representantes em funções estratégicas. Baseado nisso, acredito que Blumenau e região estão entrando em uma nova era de desenvolvimento e prosperidade. Sei que os eleitos devem governar para todos, mas facilita o acesso ao sermos mais próximos. Que os nossos representantes, independentemente do partido, unam-se em prol da nossa comunidade!