São diversos os profissionais que lidam com o desenvolvimento de tecnologia. Não estamos falando somente sobre programadores, desenvolvedores e arquitetos de software.
Continua depois da publicidade
Além dessa galera, existem outros especialistas que contribuem com o processo de criação de novos negócios e de novas funcionalidades de produtos digitais. São redatores, designers, profissionais de negócio, além dos especialistas de cada segmento.
A sigla API – Application Programming Interface, refere-se a um conjunto de rotinas e padrões de programação que possibilitam o acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web. Mas fique tranquilo:
Vamos te explicar de maneira bem simples
como funciona esse modelo de integração que proporcionou um salto gigantesco no surgimento de novos negócios inovadores devido a sua capacidade de integrar funcionalidades e prover agilidade aos sistemas.
Fazendo uma analogia, imagine um restaurante.
O Garçom é a API.
Ele anota o pedido do cliente e vai à cozinha (servidor) solicitar que seja preparado o pedido. A depender da estrutura e da demanda da cozinha, o pedido é processado de forma mais rápida ou mais lenta.
Continua depois da publicidade
Um exemplo bem simples e corriqueiro da utilização de APIs são os sites de empresas que contém um mapa do Google informando, em tempo real, qual o melhor caminho para o cliente chegar até lá. O site da empresa (cliente) utiliza uma API (garçom) para acessar o serviço do google maps (restaurante).
Outro exemplo clássico é a utilização de abas de pagamento em sites e-commerce. O desenvolvedor do site, não precisa criar a interface de pagamentos do zero, basta ele integrar seu site a um servidor que já oferece esta funcionalidade, como Pagseguro, Picpay ou Paypal.

Partindo para aplicações mais complexas, é possível utilizar APIs para controlar a lotação de determinado estabelecimento. As imagens da câmera, são enviadas para um servidor que irá processar os dados, devolvendo informações de toda a movimentação, podendo até fazer o reconhecimento facial dos indivíduos, monitorando a reação de cada um deles.
As APIs se destacam por conta da sua capacidade de integrar sistemas. O conhecimento vai se somando, e, por uma pequena fração do custo do que seria necessário para desenvolver um software do zero, é possível criar soluções incríveis que facilitam o nosso dia a dia. São verdadeiras “bibliotecas de conhecimento” já validadas e prontas para uso.
Continua depois da publicidade
Ramon Cardeal para o NSC Lab