A empresa fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak em 1 de abril de 1976 revolucionou o mercado tecnológico ao lançar o primeiro computador de uso pessoal. O Apple II, versão atualizada do primeiro sistema, vendeu mais de cem mil unidades até o fim dos anos 1980, colocando a empresa na época em primeiro lugar nas vendas.

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O ineditismo da marca em desenvolver um software e hardware próprio impulsionou o interesse de outras empresas no setor. A princípio, a Apple concentrava todas as soluções elaboradas para uso exclusivamente próprio, decisão que se converteu em conflito e riscos com a chegada da Business Machines Corporation (IBM).

A oportunidade descoberta pela IBM, de possibilitar o licenciamento do sistema Microsoft e processador Intel, promoveu um duelo direto com a Apple na conquista do mesmo mercado. A pressão da rival resultou na retirada de Jobs do comando em meados da década de 1980, que insistia no desenvolvendo de hardware e software.

Como consequência do período de fragilidades, Steve Jobs foi reconduzido ao cargo de CEO pelo conselho administrativo 12 anos após sua saída com a ambição de tornar novamente a Apple líder e referência no mercado. O criador da icônica marca da maçã promoveu uma transformação completa, alterando a cultura organizacional, estratégia de negócio, portfólio de produtos, comunicação e distribuição.

A partir deste período, a organização passou a incentivar o debate e a geração de novas ideias, motivando o espírito de equipe e a gestão de conflitos, gerando uma maior compreensão das estratégias da empresa e reconhecendo os resultados positivos obtidos pelos colaboradores. As razões por trás dessas novas diretrizes estão no pensamento de Steve Jobs em engajar e estimular um time criativo e alinhado.

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Desde o lançamento do primeiro computador pessoal em 1976, Steve Jobs e Steve Wozniak depositaram a confiança na união de talentos, técnicas e conhecimentos, formando equipes multidisciplinares capazes de manter o alto padrão conquistado durante anos. A originalidade tão admirada nasceu através de engenheiros, advogados, economistas, designers, especialistas em informática e desenvolvedores.

Hoje, a empresa ocupa a segunda posição no ranking das maiores organizações de tecnologia do mundo. Em 2021, a Apple pode chegar à marca histórica de US$ 2,5 trilhões em valor de mercado.

Na Apple, Jobs buscou evidenciar o trabalho em equipe, respaldando-se na criatividade, liberdade e desejo por novas inovações.
Na Apple, Jobs buscou evidenciar o trabalho em equipe, respaldando-se na criatividade, liberdade e desejo por novas inovações. (Foto: Internet)

Mentes brilhantes:

Uma equipe multidisciplinar busca reunir profissionais com diferentes habilidades para responder a um problema ou desafio. Na Apple, Jobs buscou evidenciar o trabalho em equipe, respaldando-se na criatividade, liberdade e desejo por inovações, após reorganizar estrategicamente a empresa.

Com a redução de níveis hierárquicos e com líderes de referência, os colaboradores agregam experiências, treinamentos, cursos, práticas e percepções de mundo. Além da teoria acadêmica, a multidisciplinaridade propõe um olhar amplo para tudo o que cerca a organização, seja para a presença de mercado ou para o comportamento dos consumidores.

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Steve Jobs, por exemplo, reuniu as competências criadas durante a faculdade — como as aulas de caligrafia que frequentou — para análises perfeccionistas e intuitivas na idealização de fontes para o sistema Apple.

Na página de carreia, a Apple destaca que o senso colaborativo e debates acalorados fazem parte das características do time.
Na página de carreira, a Apple destaca que o senso colaborativo e debates acalorados fazem parte das características do time. (Foto: Internet)

Liberdade e profissionalismo:

Na página de carreia, a Apple destaca que o senso colaborativo e debates acalorados fazem parte das características do time. Além disso, aposta na conexão entre diferentes equipes para construção da melhor ideia. “Defendemos ideias, contestamos pontos de vista e, no fim, construímos a melhor solução em cima da colaboração de cada um”, diz o site. Com uma colaboração ampla, o foco continua o mesmo: criar experiências extraordinárias para os clientes.

Um dos pilares na criação de um time multidisciplinar é a autonomia. A capacidade de resolver problemas assim que eles surgem, sem depender de autorização prévia, pode ser um benefício totalmente explorado pelo time. A confiança permite a diminuição do tempo de espera, gera estimativas atualizadas e proporciona ao time um movimento intenso de aprendizados e habilidades ágeis.

Talvez o grande sucesso da Apple não esteja somente nos produtos lançados desde 1976, mas sim, no trabalho eficaz e na dedicação de profissionais, atentos e dispostos para entregar soluções inovadoras e desejáveis.

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Apple aposta na contratação de pessoas que dominem o conhecimento e experiência e tenham capacidade de diálogo.
Apple aposta na contratação de pessoas que dominem o conhecimento e experiência e tenham capacidade de diálogo. (Foto: Apple/Divulgação)

Recrutamento:

A contratação de profissionais para uma equipe multidisciplinar pode levar em consideração características como: saber escutar, estar atento às inovações, trabalhar em equipe, ser audacioso, criterioso e liderar quando necessário são algumas das características para fazer parte de uma equipe.

A Apple aposta na contratação de pessoas que dominem o conhecimento e experiência, tenham capacidade de diálogo, compreendam a tomada de decisão coletiva e que tenham abertura para o aperfeiçoamento com experts.

Com mais de 12 mil empresas de tecnologia, Santa Catarina hoje pulsa o ecossistema da inovação.
Com mais de 12 mil empresas de tecnologia, Santa Catarina hoje pulsa o ecossistema da inovação. (Foto: ACATE/Assessoria)

Ilha do Silício:

Mas não é preciso viajar para Califórnia em busca de times multidisciplinares. Com mais de 12 mil empresas de tecnologia, Santa Catarina hoje pulsa o ecossistema da inovação. O estado já abriga os laboratórios de experimentação da Weg, Engie Brasil, Marisol, Ambev, Unimed Brasil e NSC. Florianópolis é referência no ramo, sendo considerada a Ilha do Silício — uma comparação ao próspero território da Califórnia (EUA) — que abriga as maiores empresas do segmento de tecnologia.

A NSC Comunicação participa do ecossistema de inovação através do Núcleo de Experimentação Digital, o NSC Lab. Localizado no Impact Hub Floripa na ACATE, o time do Lab atua com o desenvolvimento de novos negócios, estímulo à Cultura de Inovação na empresa e na melhoria dos canais atuais, alinhado com a visão de futuro da NSC.

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Igor Santos para o NSC Lab.