Criar um produto é sempre um grande desafio. Se não bastasse, encontrar a melhor opção entre as estratégias para o negócio expandir e adquirir novos clientes é outro complicador. Uma solução é utilizar o Growth Hacking, metodologia de crescimento acelerado com utilização de estratégias e redução de custos.

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Conhecido por marketing orientado a experimentos, o termo foi criado em 2010 pelo administrador Sean Ellis. Com passagens pelo Dropbox e Webs, o profissional estudou empresas com crescimento acelerado, descobrindo fatores como foco na inovação, diversidade de colaboradores e análise de dados.

Ellis organizou critérios do Growth com base na expertise das empresas estudadas. Primeiro, para crescer é fundamental ter conhecimento de aquisição, ativação, receita, retenção e indicação. A ideia aqui é seguir o funil atualizado de marketing. Métricas claras e objetivas direcionando as estratégias é o segundo ponto. Último é a realização de testes para conhecer todas as possibilidades.

Trajeto a ser descoberto:

Todas essas etapas só funcionam com a utilização de dados, nomeados por KPIs. O Key Performance Indicators (KPI), são indicadores que avaliam o desempenho de uma empresa. Mas qual utilizar? Essa resposta vai depender do resultado dos experimentos.

Imagine uma pizzaria e todas as linhas telefônicas congestionadas. O dono procura uma solução rápida para melhorar o recebimento dos pedidos. O time de Growth entra em campo, buscando entender a forma prática de ajudar no atendimento. Após análises e testes, com erros e acertos, o WhatsApp automatizado foi a opção mais barata e rápida.

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O exemplo deixou mais fácil entender que o objetivo da metodologia é compreender a necessidade dos consumidores em um intervalo de tempo. Para isso, inúmeros experimentos são feitos para subsidiar por meio de dados as estratégias.

Automatização dos processos:

Growth significa crescimento e Hacking ato de explorar brechas. É a partir destas brechas que o time vai trabalhar e buscar um crescimento realista. O avanço acontece devido a uma integração de todos os processos e automatização das etapas. No caso da pizzaria, os custos caem e o empresário consegue reter os clientes.

Os índices positivos de desenvolvimento só surtirão efeito com uma equipe multidisciplinar de Growth Hacker. Profissionais ágeis, disruptivos e focados em metas, com pensamento ágil e analítico.

Igor Santos para o NSC Lab.